Organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), o Brazil Water Week (BWW 2024) – Semana da Água do Brasil realizada de 03 a 07 de junho de 2024, chega à sua quarta edição, com o tema “Água e Saneamento para o Desenvolvimento Sustentável”.
Sendo considerado o mais relevante encontro internacional sobre água e saneamento realizado no Brasil, a BWW promove a troca de experiências entre especialistas de diversos países e as comunidades acadêmica e técnica brasileiras.
Dessa forma, o evento destaca as melhores práticas nacionais e traz insights valiosos de realidades internacionais.
A BWW 2024 teve como foco principal a discussão sobre a prestação de serviços de água e esgoto, economia circular, soluções baseadas na natureza, meio ambiente e mudanças climáticas. Além disso, foram abordadas políticas públicas e inovações tecnológicas, tanto no contexto brasileiro quanto global. A partir dessa diversidade de temas e a presença de especialistas internacionais, foi proporcionado um ambiente que permitiu aos projetos acadêmicos brasileiros se atualizarem sobre as mais recentes inovações
Durante os cinco dias do evento, foram realizadas 20 sessões de debate, em oito grandes temas: inclusão social e acesso universal; tratamento de esgoto/ETES sustentáveis; economia circular e soluções baseadas na natureza; regulação; gestão eficiente; cooperação internacional; financiamento do setor de saneamento; meio ambiente, mudança climática e segurança hídrica.
O evento favoreceu ainda a criação de redes de colaboração e parcerias internacionais. Sendo assim, interação com especialistas estrangeiros ajudaram os acadêmicos a alinhar seus projetos às tendências e necessidades globais, aumentando a relevância e o impacto de suas pesquisas, fazendo com que a discussão sobre temas atuais como a prestação de serviços de água e esgoto e a resiliência às mudanças climáticas tivessem destaque a partir de uma abordagem integrada e internacionalizada para enfrentar desafios complexos.
Um ponto importante foi discutido por Carlos Eduardo Castro, diretor Regional do Grupo Águas do Brasil, que destacou o aumento crescente de eventos extremos no Brasil, citando especificamente os incidentes nos estados do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Segundo Castro,
o país enfrenta um desafio urgente em relação à expansão e aprimoramento dos serviços de coleta e tratamento de esgoto.
Nesse sentido, defende a necessidade de melhorar a gestão dos mananciais e dos riscos associados, além de aumentar os investimentos para a expansão do saneamento básico.
Castro ainda enfatizou a importância de desenvolver resiliência hídrica para enfrentar eventos extremos, como secas e inundações.
Para isso, ele sugere a implementação de medidas que garantam uma proteção mais eficaz do sistema hídrico. Além disso, ressaltou a necessidade de discutir a viabilidade financeira das operações e a divisão dos custos envolvidos e a importância de promover diálogos estruturados para estabelecer abordagens que ofereçam maior proteção e eficiência no enfrentamento de eventos climáticos extremos.
Já Kartik Chandran, Professor da Columbia University (EUA), com o intuito de ilustrar os avanços no campo do saneamento, destacou as inovações introduzidas pelo sistema Nexus, implantado em Gana, na África, uma região com grandes desafios nessa área. Tal sistema adotou uma abordagem holística, que combina estudo e inovação para enfrentar problemas relacionados ao esgotamento sanitário, além de apoiar as comunidades no abastecimento e saneamento. “Isso não envolve apenas tecnologias, mas trabalhar melhor os recursos existentes sem gastos energéticos excessivos. Tivemos excelentes resultados, como extração de produtos biossintéticos”, concluiu o pesquisador. A Plataforma Nexus é um centro de conhecimento global para gerenciar e compartilhar recursos sobre Água, Energia e Segurança Alimentar – water-energy-food.org.
Assim, a Brazil Water Week 2024 se destacou como um ponto de encontro para a discussão e o avanço das práticas de água e saneamento em um contexto global.
Ao reunir especialistas internacionais e fomentar debates sobre temas críticos como mudanças climáticas, economia circular e inovação tecnológica, o evento proporcionou trocas de conhecimentos e construção de parcerias estratégicas entre as entidades.
A partir deste evento, fica evidente que iniciativas como a BWW são fundamentais para a internacionalização dos projetos acadêmicos, permitindo que pesquisadores e profissionais brasileiros se conectem com tendências e soluções globais, ampliando o alcance e o impacto de suas contribuições para o desenvolvimento sustentável.
REFERÊNCIAS
BRASIL WATER WEEK. Desafios do clima e universalização são destaque na abertura da Brazil Water Week 2024. Disponível em: https://brazilwaterweek.com.br/desafios-do-clima-e-universalizacao-sao-destaque-na-abertura-da-brazil-water-week-2024/. Acesso em: 25 jul. 2024.
BRASIL WATER WEEK. Sessão discute medidas de adaptação para redução do impacto de extremos hidrológicos. Disponível em: https://brazilwaterweek.com.br/bww-2024-sessao-discute-medidas-de-adaptacao-para-reducao-do-impacto-de-extremos-hidrologicos/. Acesso em: 25 jul. 2024.BRASIL WATER WEEK. Sobre o evento. Disponível em: https://brazilwaterweek.com.br/sobre-o-evento/. Acesso em: 25 jul. 2024.