Paraná investe em parcerias para melhorar a gestão de recursos hídricos

-

Experiência da Sanepar na gestão da água é referência para saneamento na Bolívia
Foto: Sanepar

Quando o assunto é gestão de água, estados brasileiros como o Paraná desenvolvem projetos que são referências dentro e fora do Brasil. O estado, que fica localizado no sul brasileiro, alcançou o título de “Estado mais sustentável do Brasil” pelo Ranking de Competitividade dos Estados por três anos consecutivos e é tido como um exemplo pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). São anos desenvolvendo métodos de gestão de recursos hídricos que são aplicados dentro do estado e servem de exemplo fora do país.

O trabalho realizado pela Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar, é visto como referência para países como a Bolívia. De acordo com uma matéria publicada pelo site oficial do estado do Paraná, em 2023,

A experiência adquirida pela Sanepar na gestão de recursos hídricos e na redução de perdas de água levou a Companhia a participar de um evento de cooperação trilateral entre Brasil, Bolívia e Espanha, na Embaixada do Brasil em La Paz.

O evento partiu da Prefeitura de Curitiba, do Ministério das Relações Exteriores e da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) e teve como título “Apoio ao Fortalecimento Institucional para a Melhoria da Prestação dos Serviços de Abastecimento de Água Potável, Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos na Bolívia”.

Durante o evento, a Sanepar apresentou seu trabalho durante os anos de 2020 e 2021 no enfrentamento à escassez hídrica na Região Metropolitana de Curitiba e as medidas adotadas para melhorar a produção e a reservação de água. A Companhia utiliza novas tecnologias, capacitação de empregados e um controle mais efetivo da água como metodologia de redução de perdas. No mesmo ano que o evento ocorreu, o diretor-presidente, Claudio Stabile, e o gerente de Pesquisa e Inovação, Gustavo Possetti, realizaram diversas viagens por países como Portugal e Alemanha para firmar acordos e parcerias em inovação tecnológica, o que mostra que a Sanepar está constantemente buscando aprimorar seus métodos na gestão de recursos hídricos.

Ainda em 2023, o Paraná aderiu ao Pacto pela Governança da Água. O pacto é gerenciado pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico) e busca o aprimoramento na gestão dos recursos hídricos com foco na segurança de barragens e regulação de serviços de saneamento. O Paraná é o primeiro estado da região Sul do país a aderir ao pacto e, com sua assinatura, o valor que será investido até o fim de 2024 com ações de instalação de novos pontos de monitoramento da qualidade da água, por exemplo, chegam a R$5,41 milhões. O estado está empenhado em realizar parcerias estratégicas para gestão de recursos hídricos a nível nacional e internacional, e, no começo deste ano, firmou um acordo com o Daugherty Water For Food Global Institute.

O instituto foi fundado em 2010, está vinculado à Universidade do Nebraska e desde 2014 atua no Brasil em parceria com instituições como a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e a Universidade Federal de Goiás. Atua principalmente em pesquisas e desenvolvimento de novas tecnologias de irrigação. Ele também oferece treinamentos e cursos para agricultores sobre o uso eficiente da água na agricultura. Exemplos de projetos que atualmente estão em andamento no Brasil são o “Mais Água, Mais Renda”, para aumentar a produtividade da agricultura familiar no Nordeste, “Gestão da Água na Bacia do Paraná”, para alcançar soluções para a gestão integrada de um dos maiores mananciais hídricos da América do Sul e o projeto “Irrigação Sustentável na Amazônia”, que é voltado para a produção de cacau na região Norte do Brasil. Seu histórico evidencia a importância e o valor dessa parceria que promete uma grande troca de conhecimento.

O estado de Nebraska possui uma vasta experiência na questão da água, sendo referência em gestão de recursos hídricos, especialmente em irrigação sustentável.

Quando ele se deparou com grandes variações de precipitações de chuva e com as diferenças de solo na região, investiu US$6,8 bilhões para a instalação de poços para o sistema de irrigação. Além disso, possui diversas iniciativas como sistemas de canais para o desvio de águas dos rios para irrigação da superfície e um plano de administração dos recursos naturais dos seus distritos.

O acordo foi firmado pelo governador Carlos Massa Ratinho Júnior e pelo diretor de Pesquisa do Instituto, Christopher Usher Neale nos Estados Unidos e tem como objetivo promover uma troca de experiências na gestão de recursos hídricos. As trocas serão feitas de maneira técnica, com intercâmbio de estudantes e profissionais, e parcerias para melhorar os métodos de gestão de recursos hídricos, como a ampliação do sistema de irrigação.

A meta com o investimento no sistema de irrigação é ampliar as áreas de cultivo para aumentar a produtividade dos agricultores enquanto a água é preservada.

Dessa forma, o Paraná é referência no meio internacional na gestão de recursos hídricos. Constantemente faz acordos e parcerias com o objetivo de melhorar suas técnicas e de compartilhar seus métodos. A paradiplomacia pode ser claramente observada através dessas relações e mostra o quão benéfico pode ser para ambas as partes essas negociações a nível regional no sistema internacional.

Referências:

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Experiencia-da-Sanepar-na-gestao-da-agua-e-referencia-para-saneamento-na-Bolivia

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Agenda-internacional-da-Sanepar-gera-acordos-e-parcerias-em-inovacao-tecnologica

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Gestao-dos-recursos-hidricos-Parana-adere-ao-Pacto-pela-Governanca-da-Agua

https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Parana-firma-acordo-com-instituto-Water-Food-para-gestao-de-recursos-hidricos

Leave A Reply

Please enter your comment!
Please enter your name here

Publicações relacionadas